quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OUTRA ÓTICA SOBRE A COMMEDIA DELL’ARTE

Por Robson Vieira

A COMMEDIA DELL’ARTE continua inspiradora para o teatro no mundo inteiro, entre suas principais características, destaca-se o improviso e o nomadismo, os espetáculos não dispunham de textos escritos, embora seus fossem habilmente elaborados, não estabeleciam residência em um único lugar, viajavam pelas maias variadas cidades. Pode-se dizer que, é a COMMEDIA da habilidade, todo o processo de criação do espetáculo se dava na coletividade de produção. Mas, a maior de todas as características deste típico teatral é o uso das máscaras com seus personagens estereotipados, isso lhe rendeu varias outros nomes, inclusive o de Teatro de Máscaras, sendo que se tornou conhecida como COMMEDIA DELL’ARTE.

Não resta dúvidas que, a COMMEDIA DELL’ARTE é uma forma teatral única no mundo, que muito contribui para a construção do teatro moderno, ela desenvolveu-se na Itália por volta do século XVI, sendo difundida em toda a Europa nos séculos sucessivos, essa grande difusão é também fruto do percurso percorrido em sua forma nômade de ser.

A COMMEDIA era de origem popular, vivam o nomadismo de maneira afinco, levavam seus espetáculos de cidade em cidade, por muito tempo não dispunha de espaços para as suas apresentações, eram palcos improvisados em praças públicas, era nele onde a maioria dos espetáculos ocorriam. Somente no século XVI e de forma esporádica é que, a COMMEDIA passou a ter acesso aos teatros, onde até então em sua grande maioria eram apresentados espetáculos de cunho erudito.

No século XVIII, por conta da grande popularidade deste tipo de espetáculo, foi forçada a abertura de novos espaços para as companhias teatrais.

A não utilização de textos escritos, sempre foi maior causa dos olhares contemporâneos de uma grande maioria dos estudiosos da COMMEDIA, ainda assim, os espetáculos têm ligação direta com os seus textos ou canovacci como eram chamados, se observa a inconsistência no que se refere ao conteúdo. O canovaccio obedecia a requisitos funcionais do espetáculo: clareza, partes equivalentes para todos os atores envolvidos, ser engraçado, possibilidade de inserir lazzi, danças e canções, disponibilidade a ser modificado.

A figura do concertatore, é uma pessoa importante nos espetáculos da COMMEDIA DELL’ARTE, exercia função equivalente a do diretor teatral moderno, era o orientador/inspirador dos espetáculos.

As companhias de COMMEDIA DELL’ARTE eram geralmente formadas por um grupo de oito e por vezes doze atores/atrizes, tinha laços familiares entre se. Pai, mãe e irmãos montavam uma companhia, e utilizando de suas carroças saiam mundo afora a apresentar belíssimos espetáculos.

O ator tinha um papel fundamental, precisavam ter noções de malabarismo, canto e outros feitos, tudo isso eram exigências direcionadas continuamente aos atores, função não menos importante era o conhecimento da concepção plástica do teatro.

O uso das mascaras, eram exclusivamente para os homens e caracterizavam personagens fruto do populismo da época. As inspirações para as máscaras eram tiradas do imaginário do cotidiano comum dos atores, em sua grande maioria, eram zoomórficas aludiam animais domésticos ou domesticados, fazendo com isso crítica à real situação de vida em que vivam a grande porcentagem mais pobre da população da época. O ator tinha enorme responsabilidade em desenvolver o seu papel, com o passar do tempo, portou à uma especialização do mesmo, limitando-o a desenvolver uma só personagem e a mantê-la até a morte.

A COMMEDIA DELL’ARTE foi importante, sobretudo como reação do ator a uma era de acentuado artificialismo literário, para demonstrar que, além do texto dramático, outros fatores são significativos no teatro. Não so no teatro a COMMEDIA DELL’ARTE foi produto de inspiração, mas também na música, nas artes plásticas, foi e continua a inspirar muitos.

Existiam características marcantes em toda indrumendaria, figurinos e máscaras dos personagens da COMMEDIA, focaremos na análise dos personagens: ARLEQUINO, PUNCINELA, DOUTORE, PANTALONE e ENAMORADOS.

ARLEQUINO/ARLECCHINO – também conhecido como, é um palhaço. Um dos zanni. Acróbata, amoral, glutão. É facilmente reconhecível pela roupa branca e preta com estampa em forma de diamantes. O papel algumas vezes é substituído pelo Truffeldino, seu filho. Sua máscara possui uma testa baixa com uma verruga. Algumas vezes, usa um lenço negro sob o queixo e amarrado no alto da cabeça. Geralmente, Arlecchino é o servo do Pantalone, às vezes do Dottore. Ele ama Colombina, mas ela apenas o faz de idiota.

PUNCINELA/PULCINELLA – Muitas vezes conhecido como “Punch”. O esquisito, inspirador de pena, vulnerável e geralmente desfigurado. Na maioria das vezes, com uma corcunda. Muitas vezes, não é capaz de falar e, por isso, comunica-se através de sinais e sons estranhos Sua personalidade pode ser a de um tolo, ou de um enganador. Tem a voz estridente e sua máscara tem um nariz grande e curvo, como o bico de um papagaio.

DOUTORE/DOTTORE – O doutor. Visto como o homem intelectual, mas geralmente essa impressão é falsa. Ele é o mais velho e rico dos vecchi. Geralmente, interpretado como um pedante, avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. Usa uma toga preta com gola branca, capuz preto apertado sob um chapéu preto com as abas largas viradas para cima.

PANTALONE/PANTALONE – Um dos vecchi. Geralmente, muito rico e muito avarento. O arquétipo do velho pão-duro. Não se preocupa com mais nada além de dinheiro. O cavanhaque branco e o manto negro sobre o casaco vermelho, possui uma filha casadoira ou é ele próprio um cortejador tardio.

ENAMORADOS/OS INNAMORATI - São os amantes. O innamorato e a innamorata têm muitos nomes. (Isabella era o nome mais popular usado para a innamorata). Eles são jovens, virtuosos e perdidamente apaixonados um pelo outro. Eles usam os trajes mais belos e de acordo com o período e a moda vingente e nunca usam máscara. Geralmente, cantam, dançam ou recitam poemas.


Fontes de Pesquisas:

Acessado em http://escoladeteatrocatarse.wordpress.com, no dia 13 de setembro de 2010;

Acessado em http://jaqueline-unbsc.blogspot.com/, no dia 13 de setembro de 2010;

Acessado em http://www.google.com.br/imagens, no dia 13 de setembro de 2010;

Acessado em http://en.wikipedia.org/wiki/Arlecchino, no dia 13 de setembro de 2010;

Acessado em http://www.dariofo.it/, no dia 13 de setembro de 2010;

Acessado em http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/, no dia 13 de setembro de 2010.

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