PROJETO RETRATE INTERIOR
– MÓDULO I –
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto de REqualificação dos TRAbalhadores de TEatro do Interior – RETRATE Interior - visa capacitar atores e diretores que desenvolvem as suas atividades no interior do estado da Bahia, oferecendo oficinas de requalificação/qualificação desses profissionais, contando cada uma com 20 horas / aula, envolvendo 30 profissionais para a execução do projeto, beneficiando pelo menos 240 artistas de teatro no interior do nosso estado.
O curso será aberto com uma palestra realizada pelo presidente do SATED Bahia, discorrendo sobre o projeto, produção cultural, ética e legislação trabalhista, e na seqüência as disciplinas serão ministradas a cada semana de modo alternado, semana sim - semana não, durante o período de seis meses, quando terão sido apresentadas as doze disciplinas previstas pelo programa em questão.
Este projeto busca agora atingir mais seis territórios de identidade cultural do Estado da Bahia (conforme espelho criado e utilizado pela Secretaria de Cultura deste Estado), fazendo inclusive parceria com a Fundação Cultural Estadual, para execução dos referidos cursos em seus Centros de Cultura nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Santa Maria da Vitória, Ilhéus e Euclides da Cunha, sendo que em alguns municípios executaremos as ações em Centros de Cultura dos respectivos Municípios, por não contarem com equipamentos Estaduais de Cultura como os três primeiros, nada obstando a parceria com Equipamentos Educacionais do Estado ou ainda dos próprios municípios, por outro lado.
Este segundo momento do projeto institucional do SATED Bahia visa complementar o universo de trabalho dos artistas das artes cênicas no interior baiano, a partir da própria demanda desses municípios, levantamento este feito a partir de questionário aplicado entre os participantes do projeto RETRATE Interior, ocorrido no ano de 2008 em Juazeiro, Cipó, Valença, Itaberaba, Guanambi e Barreiras, além de levantamentos realizados pelo próprio Sindicato, no mapeamento dos principais núcleos de produção teatral no interior de nosso Estado.
O RETRATE Interior tem uma composição mista de disciplinas, essencialmente voltado ao teatro e preponderantemente inspirado para os grupos teatrais, que navegam nas diferentes formas de interpretação às mais variadas formas de composição técnica e estética, como poderemos observar a partir do detalhamento nos parágrafos a seguir.
GRADE DE CURSO
A grade de curso será formada de três Módulos com o seguinte detalhamento:
MÓDULO A
Módulo essencialmente voltado à interpretação, elemento técnico basilar da atividade do ator, atriz e da direção.
O módulo se compõe de três disciplinas ligadas à interpretação, a saber:
- Interpretação I
A disciplina visa fornecer o embasamento teórico-prático para a interpretação naturalista-realista, baseada no método Stanislavsky através de exercícios práticos de relaxamento, concentração, observação e memória.
- Interpretação II
A disciplina visa a preparar o participante para a interpretação do teatro clássico, especificamente tragédias, partindo da tragédia clássica grega e tragédia elisabetana, e abordando a estética da encenação trágica no teatro contemporâneo.
- Interpretação III
Através de exercícios práticos, leituras de textos e montagens de cenas, esta disciplina aborda a desconstrução da interpretação realista-naturalista baseada nas propostas estéticas do século XX, com ênfase no teatro do absurdo e teatro épico.
O participante será exposto aqui a textos dramáticos e teóricos e a propostas estéticas de encenadores do expressionismo, teatro épico, teatro do absurdo e tendências contemporâneas.
MÓDULO B
(Disciplinas teóricas)
Apesar do enfoque prático do curso, acreditamos que uma formação teórica seja essencial para a formação de um ator. As disciplinas teóricas são oferecidas em paralelo às disciplinas práticas, completando-se mutuamente.
Abordamos análise de texto dramático, história do teatro, ética e organização social do teatro, produção e estética do espetáculo.
- Análise de texto dramático
O objetivo da disciplina é fornecer aos participantes instrumentos para identificar elementos próprios à literatura dramática e compreender os mecanismos de construção da chamada dramaturgia aristotélica. Aborda a teoria dos gêneros (lírico, épico e dramático), noção da evolução histórica da literatura dramática e da dramaturgia universal, desde o teatro clássico grego até o teatro realista; análise da Poética de Aristóteles e estabelecimento de uma “convenção dramática aristotélica” e a investigação da influência dos princípios aristotélicos no período focado, estabelecendo uma “convenção dramática realista”.
Depois a disciplina abordará a dramaturgia característica do século XX, especificamente a ruptura com os princípios aristotélicos. O enfoque principal abrange a dramaturgia do teatro expressionista, do absurdo e do teatro épico.
- História do Teatro
Esta disciplina visa oferecer ao participante um painel de desenvolvimento da arte cênica, partindo das teorias sobre a origem do teatro, passando pela Grécia antiga, Idade Média, Renascimento europeu, pelo teatro realista-naturalista e chegando às vanguardas do século XX e ao teatro contemporâneo.
Fundamentalmente teórica, a disciplina aborda o desenvolvimento da cultura, interpretação, literatura dramática e da encenação, com ênfase no teatro ocidental, abordando também a história do teatro brasileiro desde sua origem no teatro jesuítico aos dias atuais.
- Ética, organização social do teatro e produção.
Aqui os participantes serão expostos às legislações referentes às suas atividades profissionais, assim como requisitos, órgãos, formas associativas e função social de sua prática profissional.
Na área de produção o participante deverá entrar em contato com todas as etapas da produção artística, desde a elaboração do projeto, adequação às leis de incentivo, quando for o caso, captação de recursos e apoios, levantamento de documentação necessária, acompanhamento da produção executiva do projeto e conseqüente espetáculo, prestação de contas e pós-produção da montagem.
- Estética do espetáculo
Aqui visamos oferecer uma noção geral dos elementos que compõem o espetáculo teatral, seus objetivos e suas funções dentro da montagem (cenografia, figurino, iluminação, maquiagem, música etc.).
Aborda o conceito de encenação e concepção cênica. Principais encenadores/pensadores dos séculos XIX e XX (Stanislavsky, Artaud, Brecht, Grotowski) e suas propostas estéticas.
Conceitos iniciais de semiologia, utilização do texto e espaço.
MÓDULO C
(Técnicas especiais)
- Técnica vocal
Disciplina voltada para a preparação vocal dos participantes; aborda a consciência vocal, informações sobre o aparelho fonador, respiração, exercício de vocalização e emissão, e técnicas de higiene vocal e cuidados com a voz.
O professor pode desenvolver um pequeno repertório de canto, baseado em peças musicais, onde o participante interpreta canções com características de personagens de obras dramáticas.
- Técnica corporal
Trabalho corporal voltado para a formação de atores, tencionando desenvolver as suas possibilidades criativas e expressivas e psicofísicas.
A disciplina tem como objetivo trabalhar princípios corporais técnicos para atores a partir do lúdico; desenvolver a consciência e a habilidade das possibilidades e limites da inter-corporalidade, da inter-espacialidade e do corpo em relação ao outro e estruturar a composição de personagens e da cena, a partir de estímulos e princípios corporais estudados.
- Improvisação
Disciplina essencialmente prática, visa oferecer ao participante o treinamento e a instrumentalização em improviso. A partir da utilização de técnicas variadas, o treinamento capacitará os participantes para a solução de imprevistos em cena e para a criação coletiva de espetáculos baseados no improviso.
Aborda o conceito de composição de história (ambientação, personagem, conflito, resolução), noção de objetivo, status cênico e estados emocionais.
- Técnica de clown
"Rir de si". Enfim, este curso é um convite ao riso essencial: "a finalidade do palhaço não é gerar risos somente de uma pequena ou imensa platéia de pessoas, mas, antes de tudo, essencialmente rirmos de nós mesmos, de nossa seriedade, da seriedade do mundo e só assim voltarmos a enxergar a vida com os olhos das crianças que sempre fomos e seremos".
Na parte técnica serão abordadas:
- Técnica do cômico em três tempos;
- Técnica de foco;
- Energia física e dilatação do estado interno de consciência;
- Construção do clown a partir de elementos pessoais;
- Técnica do estado do clown ou o prazer de estar presente, a partir de jogos infantis;
- Tensegridade (exercícios xamânicos de consciência energética);
- Trabalho para presença cênica;
- Técnica de interação com o público; e
- Técnica de improvisação.
Mímica Corporal Dramática
A Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux é uma forma artística de treinamento teatral para atores, inspirada e construída a partir de princípios corporais. Fruto do trabalho e pesquisa de Decroux, a mímica consta de uma dramática, um vocabulário específico, uma forma de treinamento e um repertório que podem ser aprendidos por qualquer pessoa interessada no desenvolvimento de uma expressividade corporal global. Por se tratar de uma arte recente (apenas sessenta anos de existência), esta técnica é muito pouco conhecida.
Esta técnica consiste de uma tecnologia de natureza artística, que tem o propósito de capacitar e formar artistas, oferecendo-lhes o instrumental técnico para que possam abordar temas e valores de sua própria cultura. Segundo o diretor teatral Fernando Guerreiro “a mímica corporal dramática é um divisor de águas na história do teatro na Bahia, porque trouxe uma qualificação e uma consciência no entendimento da fisicalidade da cena e um aprimoramento dos atores”.
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